Tribunal de Justiça da Bahia
Sistema de Publicação de Conteúdo

PROVIMENTO Nº CGJ-02/2019





A DESEMBARGADORA LISBETE MARIA ALMEIDA TEIXEIRA CEZAR SANTOS, CORREGEDORA GERAL DA JUSTIÇA, no uso de suas respectivas atribuições legais e regimentais, com base no art. 90, inciso VII, combinado com o art. 88, ambos do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;

 


 

CONSIDERANDO que o artigo 236, caput, da Constituição Federal estabelece que os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público;

CONSIDERANDO que compete ao Poder Judiciário Estadual, como autoridade delegante dos Serviços Notariais e de Registro, zelar para que estes serviços cartorários sejam prestados com eficiência, eficácia e qualidade, nos termos do art. 38 da Lei Federal nº 8.935/94;

CONSIDERANDO que compete às Corregedorias de Justiça, a orientação, fiscalização e organização dos serviços cartorários a fim de assegurar o bom funcionamento da prestação dos serviços notariais e de registro;

CONSIDERANDO, o quanto previsto na Lei 8.935/1994, em seu art. 4º, in verbis:

?Art. 4º Os serviços notariais e de registro serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos. § 1º O serviço de registro civil das pessoas naturais será prestado, também, nos sábados, domingos e feriados pelo sistema de plantão. § 2º O atendimento ao público será, no mínimo, de seis horas diárias.?


 

CONSIDERANDO o quanto decidido no Protocolo Administrativo nº. TJADM-2018/45207;


 

RESOLVE:


 

Art. 1º. Na Comarca de Salvador, o Plantão será prestado das 08:00 às 16:00, pelas seguintes Serventias, nos respectivos endereços:


 

I- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Nazaré;

II- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Santana;

III- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Santo Antônio Além do Carmo;

IV- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Brotas;

V- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Pirajá;

VI- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito da Vitória;

VII- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito da Penha.

VIII- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Valéria.

IX - Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Mares; (Incluído pelo Provimento n.º CGJ-02/2020)

X - Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Subdistrito de Conceição da Praia (Incluído pelo Provimento n.º

CGJ-02/2020)

§ 1º. Compete aos Titulares dos Cartórios de Registro Civil comparecerem, ou designarem um Substituto para o Plantão de Óbito.

§ 2º. É vedado o funcionamento pelo sistema de sobreaviso ou por escala, respondendo disciplinarmente o delegatário que não cumprir regularmente o horário estabelecido neste provimento.

§ 3º. Devem ser observadas as regras que definem a circunscrição geográfica na Comarca de Salvador, exceto quanto aos Cartórios que não funcionarem durante o Plantão de Óbito. Neste caso, o assento pode ser lavrado em quaisquer das Serventias supramencionadas.


 

Art. 2º. Fica expressamente revogado o Provimento nº. CGJ-10/2018.


 

Art. 3º. Este Provimento entrará em vigor na data de sua publicação.


 

Secretaria da Corregedoria, 10 de abril de 2019.


 

DESA. LISBETE MARIA TEIXEIRA ALMEIDA CEZAR SANTOS

CORREGEDORA GERAL DE JUSTIÇA



5ª Av. do CAB, nº 560, Salvador/BA - Brasil. CEP 41745-971. Fone: (71) 3372-5686/5689.